Flash

Flash ou flache é um instrumento utilizado em fotografia que dispara luz em simultâneo com a abertura do obturador. Usado em situações de pouca luz ou mesmo com bastante luz, ao sol por exemplo, para preenchimento de sombras muito fortes evitando o contraste exagerado, o chamado fill flash. Exemplos desse instrumento:







                        Câmera Sony F-828, com Flash Sony HVL-F32X




Uma das formas mais complicadas de usar o Flash é em cima da câmera. Em algumas situações e dependendo do tipo de trabalho que você faz é preciso fazer isso. Então aqui vão algumas dicas de como usar o flash:





Dependendo da situação, do momento, do objeto, pessoas ou de qualquer outra coisa, tem um flash certo para cada luz, e posição.

Se quiser um efeito de que o flash congela o seu assunto e o fundo fica bem exposto pela longa exposição, "vale" apontar o flash diretamente para criar efeitos assim. Geralmente o flash direto, deixa um efeito escuro nas sobras, mas no retratado ilumina bastante. 

Se não tiver um flash portátil, e sim aquele que vem embutido na câmera, procure formas de difundir a luz fazendo um difusor de papel ou comprando difusores para flash built-in.